
UFMA Sustentável
Um programa para incentivo de práticas sustentáveis
O Programa UFMA Sustentável foi proposto em dezembro de 2016 pela então Vice-Reitoria da UFMA, sob a gestão do prof. Fernando Carvalho, em conjunto com uma equipe multidisciplinar de servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. A proposta resultou de esforços para a implantação na UFMA de uma cultura de sustentabilidade, atendendo à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e ao Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, que estabelece critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes.
O Programa UFMA Sustentável foi uma iniciativa voluntária com o objetivo de implementar práticas mais sustentáveis com racionalização de gastos e processos na Universidade e teve por objetivo promover um número maior e mais incisivo de atributos e critérios de sustentabilidade, conforme especificado em protocolos ambientais, para contratações, compras ou convênios da UFMA. Foram realizadas diversas ações ao longo de mais de 4 anos de atuação em busca da sustentabilidade.
O Programa atuou em eixos que envolveram logística sustentável, geração de energia fotovoltaica, qualidade de vida sustentável (através do Subprograma UFMA Saudável), preservação e conservação das áreas verdes e biodiversidade, compras, contratações, obras sustentáveis, consumo de materiais e serviços e resíduos sólidos e efluentes.
O UFMA Sustentável foi um verdadeiro sucesso, fomentando debates, eventos, mutirões e outras ações em prol da sustentabilidade e da melhoria de qualidade de vida do quadro de servidores da Universidade, o que rendeu muitos frutos inclusive em parceria outras instituições. Aderindo a políticas e objetivos de sustentabilidade, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão subsidiou em 2018 o atendimento a servidores do judiciário em algumas cidades do Estado, através de uma parceria do Programa Institucional UFMA Sustentável com a Liga de Sustentabilidade do Maranhão - Ecoliga.
A Ecoliga foi criada em 2016 para fomentar adoção de práticas de sustentabilidade e racionalização e redução de custos na gestão socioambiental de órgãos maranhenses, unindo 8 órgãos públicos: Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça; Tribunal Regional do Trabalho; Justiça Federal; Universidade Federal do Maranhão; Ministério Público do Estado do Maranhão; Tribunal de Contas do Estado e Universidade Estadual do Maranhão.